Pergunte ao Mastologista – Como manter a saúde das mamas?

É muito importante estar em dia com a saúde mamária e ficar atenta a qualquer tipo de irregularidade que possa surgir. Seguem algumas ações importantes para a saúde e a prevenção do câncer de mama:

1 – Faça o autoexame
O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, após o período menstrual. A partir dele, é possível perceber caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações e secreções. O autoexame não substitui a mamografia, mas é importante manter esse acompanhamento pessoal.

2 – Manter um peso saudável e fazer exercícios físicos
O cuidado com o peso não é apenas estético, mas também se relaciona inteiramente com sua saúde. Mulheres ​​​​​​​ que enfrentam o sobrepeso ou obesidade têm mais risco de contrair o câncer de mama em comparação às mulheres com um peso saudável. Tenha sempre uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos diários. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.

3 – Fazer check-ups regulares
Muitos são os fatores capazes de desenvolver o câncer, cistos e outras irregularidades nos seios. A partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente exames ​​​​​​​​ que permitem a identificação de lesões não palpáveis, como a mamografia e a ecografia mamária. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas) com história de câncer de mama antes dos 45 anos ou com história de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, devem fazer a partir dos 30 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo