Mitos e Verdades sobre o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. A estimativa é do surgimento de mais de 66 mil novos casos da doença em 2020. Embora não tenha uma causa única, sedentarismo, obesidade e a idade são alguns fatores de risco. Conheça alguns mitos:

1. Câncer de mama só aparece em quem tem histórico familiar.

Mito. As estimativas mostram que 90% de todos os cânceres de mama não dependem de fatores hereditários. Mesmo nos 10% restantes, o fator de risco depende da idade em que o tumor apareceu.

2. Pancadas nos seios podem levar ao surgimento de câncer.

Outro mito que assusta muitas mulheres. O trauma da batida pode causar dor, desconforto e levar uns dias para cicatrizar. Em casos mais graves, pode até gerar lesão no tecido gorduroso da mama, percebida como um pequeno caroço no autoexame.

3. O autoexame substitui a mamografia.

Infelizmente esse mito totalmente equivocado leva muitas mulheres a descobrir a doença em estágios bem avançados, o que reduz as chances de cura. Embora fundamental, o autoexame não detecta tumores menores, em fases iniciais. Por isso, a recomendação é que, a partir dos 40 anos, a mamografia seja feita anualmente.

Fonte: Inca (inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama) e Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo