Conte com um especialista da SBM-RS para cuidar de você!

Outubro Rosa ♀️​

A Mastologia é uma especialidade médica voltada para os cuidados com as glândulas mamárias. A especialidade ? é responsável por combater, diagnosticar e tratar o câncer de mama. Esse o profissional que se dedica a estudos sobre as mamas deve ser visitado sempre que você tiver dúvidas a respeito da saúde dos seios.

? Quando se deve procurar um mastologista ?‍⚕️ ?‍⚕️?
Um dos primeiros sinais de câncer de mama é o aumento do volume mamário, que pode também significar uma alteração funcional benigna da mama. É importante visitar um mastologista e analisar se o volume acontece por um nódulo canceroso, que pode se desenvolver e acabar aumentando o tamanho do seio.

✔️ Mulheres ??‍?‍?? com histórico de câncer de mama na família
Mulheres que possuem casos de câncer de mama dentro da família devem procurar um mastologista o quanto antes, por volta dos 30 anos de idade ou quando notar qualquer irregularidade nas mamas.

✔️ Mulheres ?? acima de 40 anos
Para mulheres que têm mais de 40 anos de idade, a visita ao mastologista deve acontecer uma vez ao ano, ou sempre que a paciente notar algo de anormal nas mamas.

✔️ Vermelhidão
Seios vermelhos também merecem uma atenção especial e visita a um mastologista. A vermelhidão nas mamas pode indicar um tipo de câncer raro inflamatório, que recebe o nome de carcinoma mamário inflamatório. Além disso, também pode ser sinal de um sarcoma mamário que compromete os vasos linfáticos da pele.

✔️ Secreção
Muitas mulheres podem notar secreções saindo do seio durante algum período da vida fértil, e nem sempre isso é preocupante. Porém, toda a secreção que sai das mamas deve ser investigada por um profissional. Por meio dos exames poderá detectar a presença ou não de células suspeitas de câncer de mama.

✔️ Retração mamilar
A retração do mamilo acontece quando o mamilo não é invertido naturalmente, mas começa a retrair acompanhado ou não de dor. Quando isso acontece você deve procurar ajuda de um mastologista, já que esse é um dos primeiros sinais de tumor mamário.

✔️ Nódulo palpável
O autoexame da mama é importante em mulheres a partir de 18 anos e deve ser feito mensalmente depois de 5 dias do primeiro dia da menstruação para avaliar se há ou não nódulos, ou qualquer diferença nos seios, seja na coloração, posição, tamanho ou textura.

Caso você note qualquer nódulo palpável nas mamas, deve procurar ajuda médica, já que apesar de poder ser uma massa benigna, os nódulos também podem indicar tumores malignos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo