Como você cuida da sua saúde mental?

A campanha Janeiro Branco, que coloca o mês de janeiro como o período da prevenção e cuidado da saúde mental no Brasil, traz este ano o slogan “Todo Cuidado Conta”. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2020, para avaliar os impactos da pandemia na saúde mental da população, constatou índices expressivos de ansiedade em 86,5% dos participantes; transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.

Confira abaixo algumas dicas de como lidar melhor com as emoções:

  • Seja grato pelo o que você já tem – Ouvimos muito sobre os benefícios da gratidão na última década. Contar nossas conquistas nos protege contra a ansiedade e a depressão, aumentando o otimismo. Os especialistas afirmam que uma das melhores maneiras de fazer da gratidão parte da sua vida é manter um diário. O melhor horário para registrar as impressões é antes de dormir.
  • Seja otimista – Ser otimista significa principalmente que você não precisa se culpar quando coisas ruins acontecem na vida. Se você enfrentar um desafio ou obstáculo, é mais provável que o veja como temporário ou até positivo, permitindo que você aprenda e cresça com isso.
  • Exerça caridade – Estudos têm demonstrado que colocar o bem-estar dos outros antes do próprio bem, sem esperar nada em troca (ser altruísta), estimula os centros de recompensa do cérebro.
  • Cerque-se de pessoas positivas e de bons familiares – As pessoas que são mais socialmente conectadas à família, aos amigos e à comunidade, são mais felizes, são fisicamente mais saudáveis ​​e vivem mais do que as outras.

Fonte: janeirobranco.com.br

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