Dia Nacional de Combate ao Câncer alerta para prevenção da doença

O dia 27 de novembro foi escolhido, em 1988, pelo Ministério da Saúde, para conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade pela doença continuam elevadas, em função do diagnóstico tardio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 60 mil casos de câncer de mama são registrados todos os anos.

Prevenir o câncer

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém o excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal são passíveis de mudança.

Por meio de uma boa alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

O corpo dá sinais quando algo não está certo. E isso também vale para os casos de câncer de mama. Por isso, a importância do autoexame. Ele pode ser realizado no banho, apalpando a mama e percebendo possíveis alterações, que podem ser caroços, ínguas, deformações, manchas na pele ou outros sinais.

Procure um profissional de saúde

Quanto mais cedo for feita a detecção da doença, maiores as chances de cura. Quando o nódulo é muito reduzido, na fase inicial, ele não consegue ser percebido por meio do toque, dificultando a identificação dos primeiros sinais.

Fonte: INCA

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo