A importância do estilo de vida na prevenção ao câncer de mama

Exercícios físicos são essenciais para prevenir câncer em mulheres que têm alto risco de desenvolver tumores de mama. Isso porque a obesidade é um fator de risco para a evolução da doença, assim como um aspecto negativo no prognóstico de pacientes com câncer.

Entre as recomendações feitas pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) estão: o aumento do exercício físico, a manutenção do peso ao longo do tempo e também limitar o consumo de álcool e evitar o tabagismo.

Os especialistas indicam a realização de pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada (em torno de 30 minutos por dia) e cuidados para evitar o sedentarismo. No caso de pacientes com câncer de mama, o ideal é uma atividade física individual com acompanhamento médico.

Além disso é importante que as mulheres consultem o ginecologista ao menos uma vez por ano – ou mais, se necessário –, para que o profissional realize a palpação da mama e solicite exames de imagem. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que a mamografia seja feita regularmente a partir dos 40 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo