Ministério da Saúde incorpora teste inovador para detecção do HPV em mulheres

O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) um teste para detecção de HPV (Papilomavírus Humano) em 👭🏽 mulheres. A tecnologia utiliza testagem molecular para detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero.

Segundo o Ministério da Saúde, enquanto a forma atual de rastreio do HPV, por meio do exame conhecido popularmente como Papanicolau, deve ser realizada a cada três anos e, em caso de detecção de alguma lesão, de forma anual, a testagem proposta pela tecnologia incorporada é recomendada para ser feita a cada cinco anos.

O HPV é atualmente a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o 🌎 mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida – tanto por meio da 💉 vacinação contra o HPV, do uso de preservativos nas relações sexuais e da realização do rastreio para 🩺 diagnóstico precoce – a doença é considerada o 3º tipo de câncer mais comum e a 4ª causa de morte por câncer em mulheres.

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo