Exame, auto-exame e estilo de vida

O exame das mamas faz parte do exame clínico ginecológico e deve ser realizado ao menos uma vez ao ano com o ginecologista ou com o mastologista.

O auto-exame das mamas é importante para que a mulher conheça seu corpo. Notando alguma alteração, deve procurar ajuda do seu médico. Importante lembrar que o auto-exame não substitui a avaliação médica ou os exames diagnósticos complementares.

Deve ser feito 7 dias após a menstruação (para as que menstruam) ou escolher sempre o mesmo dia no mês (para as que não menstruam).

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Mamografia é indicada anualmente a partir dos 40 anos para rastreio das mulheres sem fatores de risco. A Mamografia é o principal exame para diagnóstico de lesões suspeitas precoces.

Pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou ovário, necessitam acompanhamento especializado pelo mastologista para orientação, pois pode ser necessário iniciar os exames mais precocemente ou até mesmo alguma intervenção com a finalidade de reduzir risco.

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada com uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal e pobre em alimentos ultraprocessados, associado a prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para diminuir risco de câncer de mama. Sabe-se que o excesso de peso pode aumentar o risco de desenvolver a doença. O consumo de álcool pode ser um fator de risco, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo