Pergunte ao Mastologista – Mulheres com câncer de mama têm risco de desenvolver formas graves da dengue?

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do 🦟 mosquito Aedes aegypti e pode causar sintomas como 😓 dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre, fadiga, dor muscular, náuseas e vômitos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), 👭🏽 mulheres com câncer de mama, principalmente as que estão em tratamento oncológico, estão entre as pessoas com maior risco de desenvolver dengue grave. Nessas pacientes a imunidade tende a ser mais ⬇️ baixa e configura fator de risco para o desenvolvimento das formas mais graves da dengue, principalmente entre as que estão em tratamento oncológico.

O 🩺 tratamento para dengue na paciente com câncer de mama é o mesmo de outras pacientes: 💊 medicamentos para melhorar os sintomas, hidratação adequada e 🛏️ repouso.

⚠️ Importante ressaltar que a 💉 vacina da dengue é contraindicada para pessoas imunossuprimidas, incluindo pacientes com câncer de mama que estejam em tratamento quimioterápico ou radioterápico. Isso acontece porque o imunizante contém o vírus vivo atenuado.

Fonte: SBM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo